Nova Escola on line
LINGUAGEM
''Eu já sei ler gibi!''
Esse
gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos
estimula as turmas de pré-escola a tomar gosto pela leitura
Marlon Sanches
DE OLHO NAS HQs: Imagens e histórias divertidas despertam o interesse das crianças pela leitura
Foi-se
o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças
tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente
opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das
letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para
a garotada. "Eles despertam interesse por serem bem conhecidos",
explica o psicólogo José Moysés Alves, da Universidade Federal do Pará.
"Afinal, estão presentes em brinquedos, jogos, roupas,
embalagens, peças de teatro e desenhos na televisão. Sem contar que os
protagonistas passam por situações parecidas com as de seus leitores:
vão à escola e ao parque, têm pesadelos e medo de dentista. Isso
promove a identidade e a familiaridade entre eles."
Mas o grande
trunfo são os recursos gráficos. As imagens aparecem associadas a
textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua
sentido à história, mesmo sem saber ler. Para Beatriz Gouveia,
coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São
Paulo, as onomatopéias, como "ploft" e "grrr", também são importantes
para facilitar a compreesão de diversas situações e emoções.
O
mesmo vale para os balões. Só de olhar é possível saber se um
personagem está pensando, gritando ou conversando. "Com essas
informações, fica fácil entender a trama", afirma Silvana Augusto,
selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Ela lembra que
as publicações são baratas e acessíveis, o que permite a compra de
vários exemplares da mesma edição para distribuir na sala. Com isso, as
crianças podem acompanhar a leitura em voz alta pelo professor.
Quadrinhos e fantoches
Marlon Sanches
HORA DA LEITURA: O professor Marcelo lê os quadrinhos em voz alta e as crianças acompanham atentas
Para
explorar essas características, o professor Marcelo Campos, da EMEI
Sonho de Criança, em Pompéia, no interior de São Paulo, criou o projeto
Semeando o Prazer de Ler com as Histórias em Quadrinhos - vencedor do
Prêmio Professores do Brasil (dado pelas fundações Orsa e Bunge, com o
apoio do Ministério da Educação). Ele fez uma pesquisa e descobriu que
70% das crianças não vivenciavam situações de leitura em casa. Por
isso, apostou nas histórias em quadrinhos para iniciar o trabalho com
classes de crianças com 4 e 5 anos (veja no quadro ao lado uma
seqüência didática para desenvolver um projeto nessa área).
Marcelo
começou perguntando quais eram as histórias e os personagens mais
conhecidos. Com esses dados, confeccionou fantoches dos mais populares
e, nas encenações, falava um pouco das características físicas e
psicológicas de cada um. Ao apresentar a Mônica, por exemplo, ele
chamou a atenção para o fato de ela só usar roupas vermelhas e sempre
se irritar com o Cebolinha. Foi a forma que ele encontrou de antecipar
informações e facilitar a compreensão do enredo.
Como a escola
não tinha as revistinhas, Marcelo mobilizou a comunidade para montar a
gibiteca, espalhando cartazes pela vizinhança e pedindo ajuda aos pais.
Em pouco tempo, cerca de 300 gibis já estavam catalogados na escola.
As
crianças podiam levá-los para casa duas vezes por semana e tinham de
devolver no dia combinado e cuidar do material. Isso permitiu que todas
manuseassem as histórias, criando as noções de como se comporta um
leitor de quadrinhos. Na etapa seguinte, Marcelo organizou uma leitura
coletiva. Com a ajuda de um retroprojetor, ele reproduziu algumas
histórias em transparências para a turma perceber detalhes da paisagem
e dos personagens. No fim de cada projeção, Marcelo lia o texto na
íntegra para todos entenderem a ordem seqüencial.
Compartilhar os gibis
Para
encerrar o trabalho, o professor organizou uma verdadeira gibiteca
itinerante. Uma carroceria de caminhão cedida pela prefeitura foi
adaptada para transportar as crianças e o acervo e virou o Trenzinho da
Leitura. Seu objetivo? Disseminar o prazer de ler. Uma vez por semana,
a turma visita outras unidades educacionais do bairro para apresentar
os personagens e falar sobre as histórias, formar rodas de leitura com
crianças de todas as idades e emprestar as revistinhas. O saldo do
projeto foi animador: todos se tornaram loucos por gibis, procurando-
os espontaneamente. E tudo isso antes mesmo de estarem alfabetizados.
Atividades - Seqüência didática
Conteúdos
Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos.
Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e na comunidade.
Envolvimento de crianças, pais e comunidade em situações de leitura. ANO Pré-escola. Tempo estimado Dois meses. objetivos
Estimular nas crianças o prazer de ler antes da alfabetização.
Aproximar a escola e a comunidade por meio da leitura.
Formar
leitores competentes. Material necessário Gibis variados, com o máximo
possível de exemplares repetidos, cartolina, tesoura, transparências e
retroprojetor.
Desenvolvimento
1ª etapa - Reúna as
crianças e pergunte quais personagens elas conhecem. Discuta as
principais características de cada um e apresente algumas informações
comportamentais e físicas. Depois dessa conversa inicial, mande um
bilhete aos pais ou fale com eles sobre a importância do projeto.
Aproveite para convidá-los a participar. Uma das maneiras é pedir a
doação de gibis. Outra é perguntar sobre a possibilidade de eles
comparecerem durante uma hora na escola, no decorrer do projeto, para
ler para a turma ou participar como ouvintes das rodas de leitura. Ao
receber as doações, catalogue e organize-as por título para ficar mais
fácil encontrar o desejado. Assim estará montada a gibiteca. Para
animar a garotada e controlar os mpréstimos, faça carteirinhas de
sócios para todos (que tal colocar uma foto também?).
Anote as
datas de retirada e de devolução. Aproveite os momentos de organização
do acervo para ensinar a manusear o material corretamente: as páginas
devem ser viradas com cuidado e com as mãos limpas para não rasgar nem
amassar. Explique que é preciso se comprometer a devolver o gibi na
data estipulada para que outros colegas possam ler depois.
2ª
etapa - Prepare transparências com algumas seqüências e apresente as
histórias com a ajuda de um retroprojetor. Faça uma máscara de
cartolina para cobrir os quadrinhos, pois o ideal é mostrá-los um a um.
Dessa maneira, todos vão fazer uma observação minuciosa das expressões
fisionômicas dos personagens e dos detalhes das cenas. Chame a atenção
para o formato dos balões e as onomatopéias. Depois de analisar cada
um, pergunte: "O que será que vem no próximo?", para estimular as
crianças a antecipar o enredo. Depois, leia o texto completo para a
turma entender a seqüência.
3ª etapa - Para a leitura
compartilhada, distribua exemplares do mesmo gibi para que todos possam
acompanhar a história individualmente, em duplas ou trios. Depois que a
turma tiver um bom repertório, escolha uma das histórias, recorte os
quadrinhos e embaralhe-os. Organize a sala em grupos e distribua um
montinho com uma seqüência completa para cada um. O desafio é remontar
na ordem correta.
4ª etapa - Repita os momentos de leitura
várias vezes durante a semana - o ideal é fazer disso uma atividade
permanente durante o ano. É hora de chamar os pais que se dispuseram no
início a participar do projeto para comparecer à sala. Eles podem ser
leitores ou simplesmente ouvir as histórias na roda. Cuide para que
esses momentos sejam bem descontraídos. Uma idéia é levar os pequenos
para ler no parque. Outra, espalhar colchonetes e deixá-los curtir os
quadrinhos à vontade. Avaliação Para saber se os objetivos foram
alcançados, observe se depois dessas atividades as crianças buscam
espontaneamente a leitura de gibis e com que freqüência, se comentam as
histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestados
para casa. Consultoria Marcelo Campos Pereira, professor da EMEI Sonho
de Criança, em Pompéia, SP.
Quer conhecer outra sugestão de
livros em quadrinhos? Na seção Estante, confira algumas pranchas de um
livro de quadrinhos, Estórias Gerais.
Edição 208 - dez/2007