Polêmica   Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

 

 

A ortografia do inglês deve ser simplificada? ( texto em inglês)

No próximo sábado, dia 29, teremos  encontro do Projeto "A Brasília que não lê", na Sala Papírus, Faculdade de Educação, UnB, a partir de 8 h da manhã, com a participação da Profª Cecília Mollica  e pesquisadores da UnB, engajados no projeto.  O encontro é aberto.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo brasileira ficou praticamente estável na passagem de 2007 (10,1%) para 2008 (10%). Como no mesmo período a população cresceu, o total de brasileiros com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever teve acréscimo de 113 mil pessoas e chegou a 14,2 milhões.

No Distrito Federal o total de analfabetos é de 83.378, assim distribuído: faixa etária de 15-29 anos: 14.625; faixa etária de 30-59 anos: 45.378; faixa etária de 60 anos ou mais: 23.375. É um número assustador, considerando que o DF apresenta índices de desenvolvimento humano, escolaridade e renda muito superiores à média nacional. Neste projeto queremos investigar, por meio de pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF, pesquisando suas histórias de vida e suas redes de relações sociais. Visitamos também classes  de EJA e AJA para conhecer melhor os alfabetizandos e mapear as habilidades letradas que estão adquirindo. O Projeto tem apoio da FAP-DF, e se propõe a fornecer subsídios para políticas públicas de educação e de inclusão social, voltadas especificamente para a população não alfabetizada.

Categoria pai: Seção - Blog