A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Dia desses parei o meu carro de manhã no estacionamento do  Hospital Brasília.Fui chegando e veio ao meu encontro um menino:era bonito, de  tênis e jaqueta colorida. Julguei que fosse paciente  de algum médico. Mas foi logo falando: _ Posso olhar o carro, tia? Interrompi minha caminhada rumo ao hospital. : _ Pode, e como é seu nome? E quantos anos você tem? Tinha doze anos e morava no Paranoá. _ E escola, você vai à escola é de tarde? _ Eu ainda num tô inu na escola, não. Minha mãe ainda num foi lá arrumá escola pra mim, ainda não. _ Mas você veio de mudança pra Brasília faz pouco tempo? De onde você é? _Eu sou da Bahia. Agora a gente tá morano no Paranoá.  _ Diga pra sua mãe que precisa matricular você na escola no Paranoá, perto da sua casa. Deixei-o pra trás, mas levei-o nos meus pensamentos. Me lembrei da revista do Bolinha e da Luluzinha. Foi desses gibis que saltou para o nosso léxico a expressão :Clube do bolinha. Tinha um caça-gazeteiro ( Como era mesmo o nome dele?) que saía à rua procurando crianças que estivessem cabulando aula. Mas a realidade da HQ era outra. A Luluzinha e a turma dela são americanos...Lembrei também que a Secretaria de Educação do DF tem um serviço, muito útil, de visita às casas, na época da matrícula. Seria bom que o serviço se estendesse às ruas durante todo o ano. Em Brasília e em outras grandes cidades, chegam famílias de migrantes, sempre com muitas crianças. Ao Rio, como me relatou  a Diretora do Ensino Básico da Secretaria Municipal do RJ, quando me convidou, em 2004, para proferir duas palestras para quatro mil professores cariocas, chegam crianças o ano todo, quase sempre  com defasagem idadesérie.  Fica aqui a sugestão para a SEDF. Convido as mestrandas e doutorandas que são professoras da rede pública no DF a refletir sobre a questão e levá-la às suas escolas e coordenações. Quem sabe não podemos ter também um caça-gazeteiro à moda brasileira, que fosse cadastrando nome e endereço de crianças que ficam nas ruas, nos sinais de trânsito, nos estacionamentos...

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a 2.719 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a  8.585 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 07 de abril de 2025, chegamos a 16.012 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: