A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Foto: TV Globo
É muito rocambolesca a novela “Regra do Jogo” que está chegando ao fim. Com mais bandidos por metro quadrado que qualquer outra do horário das nove, mais parece um romance de capa e espada, uma espécie das aventuras de Pimpinela Escarlate. Quem não se lembra dessa personagem ou nunca a conheceu  saiba que
Pimpernel (no original)  é o título de uma peça de teatro e um romance histórico e de aventura da escritora britânica Baronesa Orczy,  publicado originalmente em 1903.

 Li esse livro na minha a adolescência.  Em todo capítulo, ou seção de capítulo havia um clímax e uma surpresa, porque o protagonista, que , após a Revolução Francesa, salvava da guilhotina o pescoço de  nobres   e  mantinha os aristocratas longe das masmorras, metia-se em variadas aventuras ,  sempre lutando com alguém.   O leitor julgava, próximo de cada desfecho, que o Pimpinela  estava à beira da morte, mas ele escapava sempre, usando os mais ousados e inesperados estratagemas.

Assim acontece com os bandidos da novela “Regra do Jogo”. Zé Maria, o mais cruel deles,   já rolou, ferido mortalmente, num precipício. Mas , chegando ao fundo,  o telespectador percebe que ele não está, de fato, morto. Sai dali todo pimpão, corta a vasta cabeleira, se livra de barba de Papai Noel, arruma uma nova identidade e vai em frente. 

Meu bandido favorito é o Romero Rômulo, porque assumi uma relação estável com ele, quando o ator, Alexandre Nero,   ainda era o comendador da novela anterior “Império”. Romero é frágil, carente, oportunista, foi abandonado pela mãe e criado na rua, torna-se bandido , mas nunca assumiu essa condição. Sempre quis passar-se por homem de bem. Em tempo, é muito  apreciado pelas mulheres e mantém um romance com duas delas, durante toda a trama : a Tóia -  a pobre herdeira rica de uma fórmula medicinal, por isso muito perseguida- e Atena,  punguista praticante de  pequenos golpes, que acaba apaixonando-se perdidamente pelo Romero.  Ela já  o salvou da morte certa, nas mãos dos bandidos de alto coturno, várias vezes.

E tem o Gibson, milionário, dono de indústria química, que não se sabe por que  tornou-se líder de uma facção criminosa. É mau, não poupa sequer as filhas e neta.  Ninguém conhece sua verdadeira natureza, e essa será a grande revelação no final da novela.

Pois, voltando ao Pimpinela, não há de ver que as duas namoradas põem fogo no quarto onde Romero jaz desmaiado. Morte certa, pensei , que chato. Logo o Romero. Mas ele não vai  morrer não. Feito um gato de sete vidas, vai sobreviver. É o que promete a emissora para o capítulo de hoje. Não duvido.

 

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a 2.719 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a  8.585 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 07 de abril de 2025, chegamos a 16.012 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: