Para marcar os 50 anos dos acontecimentos de maio de 1968, que desencadeou ao longo do ano uma série de rebeliões sociais, a Editora UnB promove no dia 02 de junho, às 16h, na Feira do Livro de Brasília, o debate intitulado Maio de 68: O movimento estudantil que revolucionou o mundo. Participam do debate Gilson Dantas (mediador), Vladimir Carvalho, Antônio de Pádua Gurgel, Beth Almeida, Érika Kokay e Gilney Viana.
O ano de 1968 ficou marcado pela explosão do movimento estudantil em todo o mundo. Um arrebentamento de espíritos rebeldes contra o autoritarismo. A rebelião estava em toda parte. No Brasil, a peculiaridade é que estávamos em plena ditadura militar e os estudantes tinham razões de sobra para se rebelarem, ainda sob o impacto do assassinato do estudante secundarista Edson Luís, que desencadeou e acirrou os protestos de norte a sul do país.
O ano de 1968 ficará inscrito para sempre na História. Foi significativo para a luta contra a ditadura militar, mas também como um duro golpe nos direitos civis, culminando com a decretação do AI-5, baixado em 13 de dezembro, que definiu o endurecimento do regime militar, produzindo um elenco de ações arbitrárias e restringindo os direitos civis.
Debatedores:
Professor Gilson Dantas
Ex-aluno da UnB, médico, doutor em Sociologia e pós-doutorando em política social pelo Serviço Social da UnB; editor da revista Contra Corrente e autor de vários livros.
Vladimir Carvalho
Professor aposentado da UnB, é cineasta e documentarista, diretor do filme “Barra 68, sem perder a ternura”, publicado pela Editora UnB, e de “Conterrâneos Velhos de Guerra”, entre outros.
Antônio de Pádua Gurgel
Jornalista, é autor do livro “A rebelião dos estudantes: Brasília, 1968”, publicado pela Editora UnB, entre outros.
Beth Almeida
Ex-aluna da UnB, é autora do livro “Paixão de Honestino”, publicado pela Editora UnB.
Érika Kokay
Ex-aluna da UnB, deputada federal com assento na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Gilney Viana
Médico e ex-deputado Federal, foi preso político durante quase dez anos na ditadura militar, autor de Poemas (quebrados) do cárcere. Atualmente, é membro do Comitê Memória, Verdade e Justiça do DF.
________________
Debate Editora UnB: “Maio de 1968: cinquenta anos depois”
Data e horário: 02/65/2018, sábado, às 16h;
Local: Estande da Editora UnB na Feira do Liv