É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Linguística comunica o falecimento de Maria Helena Mira Mateus.
Maria Helena Mira Mateus foi fundadora e Presidente da Direção da Associação de Professores de Português (1978 a 1984); fundou e foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Linguística (1984 a 1986 e 2000 a 2004); dirigiu a Revista Internacional de Língua Portuguesa desde o nº 1 (1988) ao nº 17 (1997). Entre 1986 e 1989 foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa. Foi incumbida pelo Presidente da JNICT, em 1986, de criar o grupo português do Projeto de Tradução Automática da CEE, EUROTRA, que determinou o início de projetos de processamento informático da língua portuguesa. Fundou e presidiu à Direção do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (1989 a 2012). Escreveu numerosos artigos em revistas portuguesas e estrangeiras sobre as áreas da sua investigação e sobre questões de Linguística Geral, nomeadamente as respeitantes a uma Política de Língua, ao Caráter Científico da Linguística e à Teoria da Gramática Generativa. Fez conferências e deu cursos de graduação e de pós-graduação, organizou e colaborou em seminários e colóquios em Portugal e no estrangeiro, com especial referência ao Brasil e a Moçambique, a Cabo Verde e a Macau. Falou sobre a língua portuguesa em cidades europeias e americanas (Corunha, Dublin, Paris, Praga, Berlim, Cidade do México, Davis e San Diego – Universidade da Califórnia). Trabalhou com diversos públicos universitários sobre a Formação de Professores de língua portuguesa e coordenou, em colaboração, projetos sobre diversidade linguística na escola portuguesa e sobre ensino do português como língua não materna, tendo sido responsável por projetos que criam instrumentos para apoiar o ensino do português em contexto multilinguístico.
Maria Helena Mira Mateus esteve em nosso último Congresso Internacional, o Abralin50, como convidada de honra, tendo feito a fala de abertura do evento, que pode ser vista
aqui. Tem um artigo inédito, que aparecerá em breve no primeiro número da revista
Cadernos de Linguística da Abralin. Ao longo de sua trajetória, colaborou inúmeras vezes com a Abralin e esteve em vários de nossos eventos como convidada.
Este breve relato atesta a enorme contribuição de Maria Helena Mira Mateus para a Linguística. A área perde uma pesquisadora de enorme impacto e nós perdemos uma amiga muito querida. Que descanse em paz.
Terça, 31 Março 2020 18:38
Escrito por Stella Bortoni