Diversos estados brasileiros têm desenvolvido sistemas de avaliação educacional no âmbito de projetos de gestão voltados para a melhoria da educação. Um desses projetos é o do município de Sobral, Ceará (INEP, 2005).

Como metas o projeto definiu a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos de idade; alfabetização corretiva de todos os alunos de 2ª a 6ª série que não sabiam ler; a regularização do fluxo escolar; a redução do abandono para menos de 5%; progressiva universalização e qualificação da educação infantil; a reestruturação do sistema de ensino das séries terminais de Ensino Fundamental e alfabetização de todos os jovens e adultos que não sabiam ler. Com relação às mudanças na prática pedagógica, a rotina da sala de aula passou a ser norteada por 10 princípios:

 

1)      A criança precisa falar

2)      A criança precisa agir

3)      A criança precisa brincar

4)      A criança precisa ter limites

5)      A criança precisa trabalhar em grupo

6)      A criança precisa desenhar

7)      A criança precisa ouvir histórias

8)      A criança precisa contar histórias

9)      A criança precisa ler e escrever

10)  A criança precisa ser estimulada

 

O sistema de avaliação instituído contemplava, entre outras variáveis, a participação das famílias que eram motivadas a avaliar o trabalho escolar, e a organização e funcionamento da escola, inclusive limpeza, disciplina, merenda, biblioteca e segurança.

 

 

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