São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

saber

VERDADE OU MENTIRA

1. SÓ PAGAR MELHOR O PROFESSOR JÁ MELHORA O APRENDIZADO

Pesquisas nacionais e internacionais indicam que não há relação entre o salário do professor e o aprendizado

dos alunos no curto prazo, já que não há impacto imediato na maneira como o professor ensina. No entanto, no

longo prazo, alguns especialistas em educação afirmam que isso pode tornar a carreira de professor mais

atraente, estimulando os melhores alunos do ensino médio a seguirem essa profissão.

2. MELHORAR A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA TEM IMPACTO POSITIVO NO

DESEMPENHO DOS ALUNOS

Na avaliação de alunos da oitava série na Prova Brasil de 2007, de 14 CEUs avaliados, 9 tiveram nota menor

que a média da rede municipal de São Paulo. Uma das hipóteses é que, sem ter professores preparados para

ensinar melhor, dispor de facilidades como piscina, teatro e recursos tecnológicos avançados não traz avanços

no aprendizado dos alunos.

3. A PROGRESSÃO CONTINUADA CONTRIBUI PARA PIORAR A QUALIDADE DO ENSINO

Nesse sistema, o aluno não está sujeito a repetência ao fim de cada série, mas ao fim de cada ciclo. Segundo

pesquisa de Naércio Menezes Filho, os alunos das redes com progressão continuada têm desempenho muito

parecido ao dos alunos de escolas com regime seriado. Além disto, a evasão é muito maior no segundo caso

(seriado).

4. CURSOS DE RECICLAGEM PARA PROFESSORES AJUDAM A MELHORAR O ENSINO

Estudos feitos no Brasil e no exterior mostram que os professores que fizeram os chamados cursos de formação

continuada não passaram a ensinar melhor. Isso porque eles são muito teóricos e influenciam pouco na melhoria

do ensino em sala de aula. Mozart Neves, presidente do Todos pela Educação e professor da UFPE, ressalta que

o mais indicado seria melhorar a formação dada nas universidades.

5. GASTAR MAIS COM EDUCAÇÃO É SUFICIENTE PARA AUMENTAR O APRENDIZADO DOS

ALUNOS

De acordo com levantamento feito por Menezes Filho, municípios que gastam R$ 1.000 por aluno no ensino

fundamental têm a mesma nota na Prova Brasil do que municípios que gastam R$ 3.000. O economista Gustavo

Ioschpe lembra ainda que, na maioria dos casos, aumentar os gastos com educação significa elevar os salários

dos professores, que não é algo que dá resultados.

6. A ESCOLA NÃO PODE AJUDAR FILHOS DE FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS

Para aprender, o aluno deve estar bem emocionalmente, mas isso não quer dizer que a escola deve se eximir de

seu papel de educar, diz Magdalena Viggiani Jalbut, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Além disso,

mesmo no caso de uma família fora do padrão (quando mãe e pai não estão interessados na educação do filho),

qualquer outro parente, até um primo, pode estimular a criança a aprender, segundo estudos feitos na França

citados por Maria Letícia Nascimento, da Faculdade de Educação da USP.

7. SISTEMAS DE ENSINO APOSTILADOS TOLHEM A AUTONOMIA DO PROFESSOR

Estudos feitos por Paula Louzano, doutora em educação pela Universidade Harvard (EUA), mostram que

municípios de SP que usam esses métodos estruturados (como os do COC e do Anglo, com apostilas) tiveram

desempenho superior na Prova Brasil, na comparação com as demais redes municipais. Em entrevista com

professores que usam o sistema, 84% disseram que o desempenho dos alunos melhorou e 36% que o material

estimula o aprendizado.

Categoria pai: Seção - Notícias