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Como possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às camadas sociais privilegiadas?

Como fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam?

Como levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda, das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o “erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar a contemplar os fenômenos de variação e mudança lingüística de modo mais consistente e cientificamente embasado?

A educadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes da Lingüística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas neste livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores que não têm uma formação específica nas ciências da linguagem, mas se interessam pela questão premente da educação lingüística. Aqui eles encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda forma de exclusão social pela linguagem.

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