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Educação em língua materna a sociolinguística na sala de aula Stella Maris Bortoni-Ricardo
Como
possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à
cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os
mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às
camadas sociais privilegiadas?
Como
fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades
sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam?
Como
levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda,
das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o
“erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar
a contemplar os fenômenos de variação e mudança lingüística de modo
mais consistente e cientificamente embasado?
A
educadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes
da Lingüística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas neste
livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores
que não têm uma formação específica nas ciências da linguagem, mas se
interessam pela questão premente da educação lingüística. Aqui eles
encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de
atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua
materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda
forma de exclusão social pela linguagem. |
112pp. 16 x 23 Brochura 5a ed. R$ 19,80
A autora
Stella Maris Bortoni-Ricardo Ph.D. em Lingüística pela Universidade de Lancaster (Inglaterra) e professora
titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1975, é
sociolingüista e etnógrafa. Seus interesses incluem uma vasta gama de
temas: política de língua, estudo de atitudes, análise de redes
sociais, o contato de variedades, com destaque para as variedades
rurais. Em Brasília, vem examinando o contato de falares, em parceria
com várias gerações de estudantes, com base na articulação de três continua:
do rural para o urbano, do oral para o letrado e do regional para o
supra-regional. Na vertente etnográfica, está comprometida,
principalmente, com a descrição etnográfica da sala de aula. Entre suas
principais publicações estão The Urbanization of Rural Dialect Speakers – a Sociolinguistic Study in Brazil (Cambridge University Press, 1985), "Variationist Sociolinguistics", verbete da Encyclopedia of Language and Education (vol. 8, Kluwer Academic Publishers, 1997), Educação em língua materna – Sociolingüística na sala de aula (Parábola Editorial, 2004), Nòs cheguemu na escola, e agora? (Parábola Editorial, 2005)
outras obras nesta editora
Nós cheguemu na escola, e agora?
Falar, ler e escrever em sala de aula
Professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa | |