LIVROS

 
 

Educação em língua materna
a sociolinguística na sala de aula

Stella Maris Bortoni-Ricardo

Como possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às camadas sociais privilegiadas?

Como fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam?

Como levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda, das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o “erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar a contemplar os fenômenos de variação e mudança lingüística de modo mais consistente e cientificamente embasado?

A educadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes da Lingüística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas neste livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores que não têm uma formação específica nas ciências da linguagem, mas se interessam pela questão premente da educação lingüística. Aqui eles encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda forma de exclusão social pela linguagem.

112pp.
16 x 23
Brochura
5a ed.
R$
19,80

A autora

Stella Maris Bortoni-Ricardo
Ph.D. em Lingüística pela Universidade de Lancaster (Inglaterra) e professora titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1975, é sociolingüista e etnógrafa. Seus interesses incluem uma vasta gama de temas: política de língua, estudo de atitudes, análise de redes sociais, o contato de variedades, com destaque para as variedades rurais. Em Brasília, vem examinando o contato de falares, em parceria com várias gerações de estudantes, com base na articulação de três continua: do rural para o urbano, do oral para o letrado e do regional para o supra-regional. Na vertente etnográfica, está comprometida, principalmente, com a descrição etnográfica da sala de aula. Entre suas principais publicações estão  The Urbanization of Rural Dialect Speakers – a Sociolinguistic Study in Brazil (Cambridge University Press, 1985), "Variationist Sociolinguistics", verbete da Encyclopedia of Language and Education (vol. 8, Kluwer Academic Publishers, 1997), Educação em língua materna – Sociolingüística na sala de aula (Parábola Editorial, 2004), Nòs cheguemu na escola, e agora? (Parábola Editorial, 2005)

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Nós cheguemu na escola, e agora?

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Professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa



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