A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais




LIVROS

 
 

Educação em língua materna
a sociolinguística na sala de aula

Stella Maris Bortoni-Ricardo

Como possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às camadas sociais privilegiadas?

Como fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam?

Como levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda, das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o “erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar a contemplar os fenômenos de variação e mudança lingüística de modo mais consistente e cientificamente embasado?

A educadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes da Lingüística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas neste livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores que não têm uma formação específica nas ciências da linguagem, mas se interessam pela questão premente da educação lingüística. Aqui eles encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda forma de exclusão social pela linguagem.

112pp.
16 x 23
Brochura
5a ed.
R$
19,80

A autora

Stella Maris Bortoni-Ricardo
Ph.D. em Lingüística pela Universidade de Lancaster (Inglaterra) e professora titular da Universidade de Brasília, onde ingressou em 1975, é sociolingüista e etnógrafa. Seus interesses incluem uma vasta gama de temas: política de língua, estudo de atitudes, análise de redes sociais, o contato de variedades, com destaque para as variedades rurais. Em Brasília, vem examinando o contato de falares, em parceria com várias gerações de estudantes, com base na articulação de três continua: do rural para o urbano, do oral para o letrado e do regional para o supra-regional. Na vertente etnográfica, está comprometida, principalmente, com a descrição etnográfica da sala de aula. Entre suas principais publicações estão  The Urbanization of Rural Dialect Speakers – a Sociolinguistic Study in Brazil (Cambridge University Press, 1985), "Variationist Sociolinguistics", verbete da Encyclopedia of Language and Education (vol. 8, Kluwer Academic Publishers, 1997), Educação em língua materna – Sociolingüística na sala de aula (Parábola Editorial, 2004), Nòs cheguemu na escola, e agora? (Parábola Editorial, 2005)

outras obras nesta editora

Nós cheguemu na escola, e agora?

Falar, ler e escrever em sala de aula

Professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa



Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: