Iracema Sodré
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Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal também já ratificaram o acordo, mas nenhum deles tem data marcada para implementar a nova ortografia.
Os governos dos demais países - Timor Leste, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola - se dizem interessados em aprovar o acordo, mas ainda não o fizeram.
Segundo Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Comissão de Língua Portuguesa, órgão ligado ao Ministério da Educação brasileiro, os outros países de língua portuguesa acompanham com atenção o início da adoção do acordo no Brasil, assim como a situação em Portugal, e devem definir nos próximos meses como será feita a implementação das novas regras internamente.
A expectativa é de que todos os oito países tenham ratificado (o acordo) até a metade de 2009, diz ele.
A iniciativa do Brasil de ser o primeiro país a colocar em vigor as novas regras ortográficas foi vista como um impulso aos demais países pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado.
Mas a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deixa claro que o objetivo da reforma é a unificação e que o ideal seria que todos os países avançassem em uníssono.
Polêmica
Em Portugal, uma petição com milhares de assinaturas pedindo a suspensão da implementação do acordo está sendo avaliada pela Assembléia da República.
Um dos signatários, o deputado do Parlamento europeu Vasco Graça Moura, diz que a reforma é praticamente a adoção da grafia em vigor no Brasil, com a pretensão de que ela se aplica a todos os espaços em que se fala a língua portuguesa.
Evidentemente, é uma capitulação aos interesses brasileiros. No dia em que a grafia brasileira puder ser utilizada em todos os espaços em que se fala a língua portuguesa, é evidente que os interesses econômicos brasileiros, muito em especial os ligados às edições escolares, estarão altamente beneficiados, afirma Graça Moura.
Sou um admirador da cultura brasileira, não há nada de anti-brasileirismo nesta opinião. O que há é a constatação de que com a adoção do acordo ortográfico - se é que ele chegará a entrar em vigor - é evidente que as entidades produtoras de material impresso sediadas no Brasil tirarão daí grandes vantagens.
Graça Moura diz ainda que a reforma não traz nenhuma vantagem aos falantes do português do lado de cá do Atlântico e também não traz para os outros países de língua portuguesa.
Beneficiados
Neste momento, em Angola, o que acontece é que no mesmo território existem livros com duas grafias, do Brasil e de Portugal. Portanto, temos, na prática, duas ortografias vigentes. Ainda por cima em um país cujo grande desafio é a alfabetização das populações, diz Agualusa.
(O acordo) Vai facilitar a circulação do livro neste espaço de língua portuguesa e, por outro lado, é importante também para a afirmação internacional da língua, uma vez que poderemos apresentar uma única ortografia nos fóruns internacionais.
Agualusa diz ainda que a polêmica em torno da reforma deve acabar assim que ela entrar em vigor nos demais países de língua portuguesa.
As pessoas têm um certo receio de qualquer mudança, mas neste caso são mudanças muito pequenas. Não vai afetar a vida de ninguém, ninguém vai adoecer por causa da aplicação do acordo. (...) Defendo até que a reforma deveria ter ido mais longe. Espero que se vá, que futuramente corrijam alguns pontos, mas também não me parece dramático isto, diz o escritor.
A BBC Brasil passará a adotar as novas regras ortográficas a partir de fevereiro, quando também serão feitas outras mudanças no site.
Neste 1º de janeiro de 2009, o Brasil se torna o primeiro País de língua portuguesa a adotar as novas regras ortográficas, enquanto no resto do mundo lusófono o acordo ainda está cercado de polêmica e incerteza.
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Apesar de a reforma ortográfica já estar em vigor na ordem jurídica internacional e de ter sido ratificada por quatro países, a polêmica sobre o valor do acordo ainda resiste.
Já o premiado escritor angolano José Eduardo Agualusa acredita que os maiores beneficiados pelo acordo ortográfico serão justamente os países africanos de língua portuguesa.
Eles já são vitoriosos. Vinte remanescentes de um grupo de 120 alunos que começaram o ano letivo no cursinho Pré-Loyola em fevereiro deste ano. Mas querem mais. Querem superar definitivamente o destino das gerações anteriores. Querem romper as barreiras da pobreza que tanto se faz presente na casa de cada um. E, principalmente, querem deixar orgulhosos os pais que mal sabem ler ou escrever e ganham a vida como diaristas, serventes ou pedreiros. E ninguém pense que será fácil realizar esses planos. Para ter uma idéia do desafio, a imensa maioria das desistências veio da falta de dinheiro para o ônibus. Os alunos de cursos preparatório para o vestibular não têm direito a passe estudantil e o custo das viagens supera os R$ 130 por mês.
Da equipe do Correio
“Minha mãe ganha uma média de R$ 400 como diarista. É claro que a grana da passagem faz falta”, observa Aline Isabel de Pádua. Aos 17 anos, ela quer ser engenheira florestal, curso, no Distrito Federal, exclusivo da Universidade de Brasília (UnB). A rotina de estudos é pesada para superar a relação de nove candidatos para cada vaga. “Acordo às 5h30 para estudar. Entre segunda e sexta-feira, vou para o cursinho e só volto para casa quando já passou das 22h”, calcula a jovem moradora de Planaltina.
Na noite anterior à aula, Aline prepara, com a ajuda da mãe, as marmitas que levará para o pré-vestibular. São três: um lanche para a manhã, um para a tarde e o almoço. Depois de conhecer a realidade dos estudantes, os jesuítas que financiam o pré-vestibular permitiram que os adolescentes usassem a copa do Centro Cultural de Brasília para esquentar a comida. A medida melhorou em muito a rotina dos jovens. “Arroz e feijão frios não está entre as melhores coisas do mundo”, brinca Aline.
A garota terminou o ensino médio com apenas 16 anos. Boa aluna, estava adiantada um ano em relação aos colegas de classe. O boletim estava cheio de notas azuis, mas, nem com tantos pontos positivos na rotina escolar, a jovem conseguiu entrar na UnB. “Tinha um monte de conteúdo que eu nunca tinha ouvido falar durante o ensino médio”, afirma. Aline estudou a vida inteira em escola pública.
Esse é um dos requisitos básicos para estudar no Pré-Loyola. “A gente só aceita alunos de baixa renda e que sempre estudaram em escola pública. Nosso objetivo é fazer diferença na vida desses meninos”, afirma Gerivaldo Nogueira, coordenador pedagógico do curso. “Aprofundamos conteúdos que muitas vezes passam à margem das escolas públicas e que são exigidos nos exames”, completa o professor de física Francisco Milanez.
Exemplo
No caso de Simone Silva de Jesus, de 18 anos, a diferença foi feita. Depois de cinco meses de aulas, ela derrotou a concorrência de sete candidatos por vaga e passou no curso de biblioteconomia da UnB. Na última semana de aula do cursinho comunitário, ela visitou os amigos e lhes contou como é boa a vida de estudante universitária. “Estou amando. É outro mundo poder escolher que matéria fazer e que turnos são melhores para estudar”, observa. Simone mora
O exemplo de Simone não é raro no Pré-Loyola. Em cinco anos de funcionamento, 150 adolescentes e jovens já entraram no ensino superior. Seja na UnB — dois deles passaram em medicina — ou em alguma instituição particular por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, que troca vagas em instituições particulares por isenção de impostos. A história dos alunos do cursinho é a quarta da série de reportagens sobre as garantias constitucionais para crianças e adolescentes publicada pelo Correio desde o último dia 19. Trata-se do direito à educação que, de acordo com a lei, é fundamental para o preparo do exercício à cidadania e a qualificação para o trabalho. O acesso à educação surge como fator de transformação social, visando ao combate à exclusão, permitindo que meninos e meninas se desenvolvam e estejam prontos para as exigências da vida
A
Concentração
Isso é importante, pois muitos alunos de baixa renda têm dificuldades em encontrar um lugar para estudar. As casas, na maioria das vezes, são pequenas e os irmãos acabam dividindo quarto. “Lá em casa, minha mãe vê muita televisão e minha irmã ouve música”, conta o jovem estudante. Entre os últimos dias do ano e o fim de semana de 17 e 18 de janeiro, data do vestibular da UnB, Johnatan vai deixar a casa da mãe no Riacho Fundo e se alojar
Logo nas primeiras semanas de aulas, o rapaz desenvolveu duas certezas. A primeira: ele só poderá conquistar o diploma em uma instituição gratuita. E a segunda: o jovem não vai desistir. “Só vou parar quando me formar”, garante. A mesma determinação tem Janielle Brito da Silva, de 19 anos. Ela sonha em cursar nutrição e vê, em casa, o maior exemplo de perseverança. Aos 40 anos, a mãe voltou para os bancos do colégio. “Minha mãe é guerreira. Decidiu que era hora de batalhar pelo próprio futuro e foi atrás para se formar no ensino fundamental.”
O QUE DIZ A LEI
O direito à educação, garantido em lei, tem por finalidade o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Assim, o acesso à educação surge como fator de transformação social, visando a combater a exclusão, permitindo que meninos e meninas se desenvolvam e estejam preparados para exigências da vida
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