A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Geral

Obama na escola

Estou passando o feriado na Flórida, onde assisti na TV à chegada do Air Force One, com o presidente Barack Obama a bordo. Espetáculo impressionante: ele vinha visitar uma escola secundária, pública, que tinha obtido grandes progressos a partir dos últimos cinco anos.

Para acompanhá-lo na visita, Obama, democrata, convidou o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, republicano e seu adversário político.

Obama chegou à escola – seu discurso estava programado para um telão – e surpreendeu a todos entrando pela plateia, cumprimentando os alunos ali reunidos.

Subiu ao palco e fez um breve discurso, cercado pela direção da escola e por professores, ressaltando a importância daquilo que estavam fazendo – ensinando, estudando, dirigindo e orientando, todos trabalhando pelo país.

No palco, Obama elogiou entusiasticamente a melhoria no desempenho daquela determinada escola e falou sobre o óbvio: a importância da educação para cada um dos alunos ali presentes, para cada um dos alunos de todo o país, e para o país todo.

Agradeceu o empenho de professores e da direção pelo progresso. E formulou votos de que o exemplo frutificasse.

Entusiasticamente aplaudido, Obama saiu para visitar a escola: salas de aula, laboratórios, tudo.
O rosto dos meninos e meninas era de intensa felicidade. Muitos, todos, negros e brancos, na mesma escola, na mesma sala, na mesma alegria.

Presidente e ex-governador encantados, professores e diretores nas nuvens. E isso passou para o país inteiro – se o presidente estava lá, como não prestar atenção?

Encerrada a visita, Obama pegou seu avião e voltou para Washington. Tinha feito tudo aquilo que julgava ser seu dever como presidente: visitar uma escola.

Minha geração se lembra muito bem da luta pelos direitos civis dos negros americanos. Foi preciso tempo e muita determinação para conquistá-los. Mas eles, os americanos, o fizeram.

Nós, brasileiros, ainda lutamos pelo direito de ter acesso ao saber – para todos, para cada um, com as mesmas oportunidades para todos e dentro das possibilidades de cada um.

Bem que presidentes, ministros, governadores e autoridades em geral poderiam ajudar, demonstrando igualmente que educação é coisa séria e dando o exemplo: respeitá-la e considerá-la – a ela e a quem nela trabalha.

As coisas iriam andar melhor, e mais depressa, se essa turma desse uma força...

Grande Obama!

 

Edgar Flexa Ribeiro é educador, radialista e presidente da Associação Brasileira de Educação

 Fonte: Blog do Noblat

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: