A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Nesta sexta, dia 17 de novembro, o Doodle (uma espécie de logomarca comemorativa) do buscador Google está prestando uma homenagem à grande escritora brasileira Rachel de Queiroz.

A cearense, que ficou marcada como uma das mulheres mais atuantes de nossa literatura – ao lado de nomes como Cora Coralina, Cecília Meireles e Clarice Lispector –, faria 107 anos nesta sexta (17) e foi lembrada pelo Google com uma imagem que representa bem sua obra: o cenário árido do nordeste brasileiro como cenário de fundo para uma família de retirantes.

A própria escritora fugiu da seca no Ceará com a família para buscar uma vida mais promissora no Rio de Janeiro.

História

A escritora Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 4 de novembro de 2003. Filha de Daniel de Queirós e de Clotilde Franklin de Queirós, descende, pelo lado materno, da célebre família Alencar, que nos deu o autor de O Guarani e Senhora, o grande José de Alencar.

Em 1917, veio para o Rio de Janeiro, em companhia dos pais que procuravam fugir dos horrores da terrível seca de 1915, que mais tarde a romancista iria aproveitar como tema de O Quinze, seu livro de estreia na literatura brasileira – publicado em 1927, sob o pseudônimo de Rita de Queirós. Com menos de 20 anos, projetava-se na vida literária do país, agitando a bandeira do romance de fundo social, profundamente realista na sua dramática exposição da luta secular de um povo contra a miséria e a seca. Seu colega de profissão, o alagoano Graciliano Ramos, também ficou marcado por essa temática, ao publicar o romance Vidas Secas, em 1938.

Rachel de Queiroz ainda se consagrou com as obras Caminho das Pedras, As Três Marias e O Menino Mágico. Em 4 de agosto de 1977 foi escolhida para ser a quinta ocupante da Cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no lugar de Candido Motta Filho. A escritora recebeu inúmeros prêmios da literatura nacional e foi membro do Conselho Federal de Cultura, desde a sua fundação, em 1967, até sua extinção, em 1989. Participou também da 21ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em 1966, onde serviu como delegada do Brasil.  www.google.com.br

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: