A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Uma conversa doméstica me motivou a ir procurar informações sobre a Missão Cruls, que no século XIX demarcou o território onde seria implantado o Distrito Federal, na região centro-oeste do país. Aprendi muitas coisas. A missão foi aprovada em 1892, como iniciativa do Presidente Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil (1891-1894), que concluiu o mandato do Marechal Deodoro da Fonseca.

Floriano Peixoto, assim como Juscelino Kubitscheck, mais de meio século depois, adotou tenazmente a posição de fazer a transferência da capital do Rio de Janeiro para o interior, já prevista na Constituição da República. Constituiu a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que partiu do litoral em 1892, viajando de trem, pela Ferrovia paulista Mogiana até Uberaba, onde terminavam os trilhos, e chegando ao seu destino no lombo de cavalos. Era liderada por Luís Cruls, engenheiro belga, radicado no Rio de Janeiro.

Entre outras tarefas, tinha a Missão Cruls a de demarcar a área do futuro Distrito Federal. O Retângulo Cruls, mais amplo do que o quadrilátero oficial dos dias atuais, foi demarcado entre as cidades de Pirenópolis, Santa Luzia (Luziânia) e Formosa e abrangia as nascentes das três principais bacias hidrográficas no Brasil: do Amazonas, do São Francisco e do Paraná.

Em 1894 houve uma segunda Missão Cruls, para escolher a posição exata da capital no interior da área demarcada. Dessa segunda expedição participou o botânico Glaziou, o primeiro a identificar condições favoráveis para a formação do Lago Paranoá. Segundo esse cientista, a área a ser alagada possivelmente já fora um lago em épocas imemoriais.

Fico olhando a superfície límpida do Lago Paranoá, o maior lago urbano do mundo, e imaginando se ali se refrescavam dinossauros ou outras espécies habitantes de Brasília na pré-história. Essa conjetura me fascina.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: