A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

 

Escondida na área industrial de Kirti Nagar, no oeste de Déli, uma pequena comunidade de imigrantes oferece um relance de um futuro alternativo, onde a água é igualmente distribuída e chega às casas das pessoas, mesmo em favelas. Aqui, as varandas são decoradas e os prédios antigos são pintados de azul, amarelo e rosa. Um grupo de mulheres bem vestidas me mostra o local, e me conta como a água agora é entregue por torneiras conectadas a um rede de canos que chega a cada esquina do complexo. Esta é uma das primeiras favelas notificadas de Déli onde o governo apoia um sofisticado sistema de abastecimento de água.

De início tímida, Krishnavati, que também só usa seu primeiro nome, concorda em me mostrar como as torneiras funcionam - demonstrando o design especial com o objetivo de evitar o desperdício e potenciais danos. Cada torneira tem duas válvulas, então se uma quebra, a água não jorra, e o sistema continua funcionando.

Antes desse sistema, Krishnavati lembra que uma jornada de várias horas era necessária para abastecer sua casa com água. Agora, ela consegue simplesmente abrir a torneira e esperar que o recipiente se encha enquanto ela continua o trabalho doméstico. "A qualidade da água também melhorou", diz. "Antes a gente contraía doenças de tempos em tempos, agora isso não acontece mais".

Krishnavati e suas amigas são os guardiães das redes de água, responsáveis por manter os canos e torneiras funcionando, notificando autoridades se algo quebrar ou se houver uma potencial contaminação. Nas favelas, não é incomum as pessoas quebrarem os canos e instalarem um motor para bombear mais água para suas casas. E é algo que as autoridades de fora do complexo têm dificuldade de detectar e consertar, o que dá às mulheres um papel especial em disseminar um senso de propriedade coletiva de seu precioso recurso.

O sistema ainda está longe de ser perfeito. Especialistas concordam que o abastecimento intermitente de água significa que os canos vão se deteriorar mais rápido, mais água será desperdiçada e ao final os custos serão muito maiores do que se a água estivesse continuamente disponível por meio do sistema. Mesmo assim, o experimento está se provando um sucesso. Não apenas porque ele previne a escassez de água e reduz o risco de doenças em áreas carentes mas também porque mobiliza as pessoas a terem orgulho de sua comunidade e a lutarem por um bem comum, algo que pode trazer mudanças em vários outros campos.

Um dos aspectos mais incomuns da gestão da água em Kirti Nagar é que não há ninguém a cargo de vigiar o sistema - uma posição que poderia abrir brechas para os tipos de corrupção já descritos em todos os lugares da cidade. Quando me despeço, Kaur aponta para uma parede que foi pintada com os nomes de todas as mulheres trabalhando no projeto. "Nossa força está trabalhando como um grupo", Kaur afirma. "Se todo mundo é um líder, o líder nunca morre."

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 30 de junho de 2025, chegamos a 2.053 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 30 de junho de 2025, chegamos a  8.773 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 30 de junho de 2025, chegamos a 16.170 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: