24092007 às 16:25
Foram avisados - Revista Isto É - 24092007
 

Quando o presidente Lula decidiu transformar a Bolsa-Escola em Bolsa Família, seus auxiliares foram alertados de que os efeitos seriam negativos, por três razões.

Primeiro, trocando a palavra escola, tirava-se a educação da cabeça dos beneficiários. Quando recebiam a Bolsa- Escola, eles pensavam: recebo a bolsa porque meus filhos estão na escola; se deixarem de estudar, não recebo. Agora, com a Bolsa Família, pensam: recebo a bolsa porque sou pobre; se sair da pobreza, não recebo.

Segundo, com a gestão transferida para o Ministério do Desenvolvimento Social, o programa passou a ser instrumento de apoio social, e não de mudança pela educação. Não se pode cobrar de um ministério, cujo papel é assistir aos pobres, a responsabilidade de vincular assistência com a freqüência às aulas.

Terceiro, misturou-se um programa educacional com programas assistenciais, como vale-gás e bolsa-alimentação. Ficou difícil separar as famílias que têm das que não têm direito de receber a Bolsa-Escola. A solução foi transformar a Bolsa-Escola em um apêndice, pago por criança e com valor insignificante, o que piorou a situação.

A Bolsa Família pode até diminuir a miséria entre os beneficiários, mas não elimina a pobreza do Brasil. Diminui a pobreza momentânea, mas não constrói um País rico, pois não reduz a dependência. Isso, só com uma revolução na educação. A Bolsa- Escola era parte dessa revolução.

Os efeitos se concretizaram, mas os alertas foram ignorados. Cada vez que há uma crise na economia ou no tráfego aéreo, o presidente reúne seus conselheiros. Mas a tragédia educacional permanece, sem que haja um gesto seu. Porque ela inviabiliza o futuro, mas não reduz os índices de popularidade nem tira votos.

Nesse sentido, o presidente acerta: do ponto de vista eleitoral, a Bolsa Família é melhor do que a Bolsa-Escola.


Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 1.810 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 15 de maio de 2024, chegamos a  7.838 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 15.349 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: