Coisa do “Congreço”

Helayne Boaventura
Fonte: Correio Braziliense


O português é uma língua complexa. São necessários anos de estudo e, mesmo assim, os tropeços são quase inevitáveis. Espera-se que pelo menos os guardiões do idioma evitem erros crassos no manuseio das palavras. Mas, nos últimos três meses, documentos circularam na Câmara e no Senado com um atentado à língua portuguesa. Carimbo da Secretaria de Coordenação Legislativa reinventou o nome do Poder Legislativo: nos papéis internos, a Casa chama-se “Congreço Nacional”.

Os funcionários da Secretaria do Congresso Nacional recebem as propostas que são votadas por deputados e senadores. A Medida Provisória 386, por exemplo, ao chegar à Casa, encaminhada pelo Poder Executivo, recebeu o carimbo do protocolo com a ofensa ao português. A cópia dos documentos foi distribuída para os parlamentares, que aprovaram a reforma ortográfica, sem que a maioria se desse conta do erro.

Procurados ontem, por exemplo, servidores da Secretaria de Coordenação Legislativa garantiram nem ter notado o problema. Os carimbos são adquiridos de uma empresa privada, escolhida por licitação. A Diretoria Geral do Senado avisou que ontem não seria possível informar o nome da empresa e custo com a compra de carimbos.

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 1.810 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 15 de maio de 2024, chegamos a  7.838 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 15.349 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: