A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Por que o dia das crianças é comemorado em 12 de outubro?

Marcel Verrumo 11 de outubro de 2012

No Brasil, a data foi instituída por um político na década de 1920, mas – como tantas outras comemorações – só ganhou força mesmo na década de 1960 por razões econômicas. A origem da comemoração remete ao ano de 1924, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho criou um lei federal que instituía o dia das crianças. Por que 12 de outubro? Essa também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu a América, o chamado “Continente-criança” por ter sido descoberto tardiamente.

Mas não pense que a comemoração do Dia das Crianças foi absorvido culturalmente logo de cara. Pelo contrário. Durante décadas, ninguém dava bola para ele. Foi apenas nos anos 60 que a situação começou a mudar. Em jogo, entrou a grana. Isso porque, nesse período do ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma promoção para promover a venda da boneca “Bebê Rubusto”. Mesmo com esse nome exótico, a boneca foi sucesso de vendas. No ano seguinte, outras empresas viram na data a oportunidade de aumentarem as vendas de produtos infantis: a lei para a qual ninguém ligava foi usada pelas lojas para ganharem mais dinheiro.

E as crianças (e os comerciantes) viveram felizes para sempre!

Em outros países, o Dia das crianças cai em outras datas. Na Índia, por exemplo, eles festejam o dia das crianças quando nós comemoramos a Proclamação da República, em 15 de novembro. Já em Portugal e Moçambique, a comemoração é em 1º de junho. Na China e no Japão, em 5 de maio.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 03 de março de 2026, chegamos a 3.898 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 03 de março de 2026, chegamos a 9.512 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 03 de março de 2026, chegamos a 16.858 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: