O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.
Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.
Morre aos 88 anos, professor da UnB referência em línguas indígenas
Aryon Dall'Igna Rodrigues fundou o Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras (Laic)
![]() |
|
Aryon dedicou a vida às minorias linguísticas formadas pelas diversas etnias indígenas do Brasil |
O professor Aryon Dall'Igna Rodrigues da Universidade de Brasília (UnB) morreu no fim da tarde dessa quinta-feira (24/3). Fundador do Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras (Lali), Aryon dedicou a vida às minorias linguísticas formadas pelas diversas etnias indígenas do Brasil e à documentação e revitalização dessas línguas.
O velório de Aryon ocorrerá na tarde desta sexta-feira (25/4) das 14h às 18h na Capela I do Cemitério Campo da Boa Esperança. O corpo será cremado neste sábado (26/4) no Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás.
Natural de Curitiba, Aryon entrou na UnB em 1962 a convite de Darcy Ribeiro. Em entrevista ao Correioem setembro de 2012, o professor falou sobre a sua trajetória. “Eu fui um dos cientistas que vieram para começar a discutir a criação da universidade, no começo dos anos 1960. Nessa época, eu já tinha voltado do meu doutorado na Alemanha e era professor de linguística e de etnografia do Brasil na Universidade Federal do Paraná”, disse. Em 1996, recebeu no fim de outubro a maior honraria acadêmica da instituição de ensino, o título de doutor honoris causa.
Em nota, o Lali lamentou a morte do professor, que segundo o instituto, deixa um grande legado à Linguística brasileira e internacional e, em especial, à sociedade brasileira. "Expressamos à família do Professor Aryon Rodrigues as nossas condolências, e ao Professor o nosso agradecimento, reconhecimento e homenagem. Sua contribuição e sua memória estarão sempre vivas entre nós", diz.