A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Hollywood exercita uma virtude muito saudável, que é a capacidade de rir de si mesma, na comédia Ave, César ( Hail Caesar ) de Joel e Ethan Coen. Nos anos 1950, um executivo de grande estúdio em Los Angeles ( Josh Brolin) tem a árdua tarefa de cuidar do bem-estar das celebridades, quase sempre envolvidas em escândalos sexuais, garantindo assim o bom andamento da indústria de filmes na empresa. Concilia seu trabalho com uma obsessão pelo sacramento da confissão, já que é católico.

O filme é sátira em que ninguém é poupado, nem os teóricos que desenvolvem eruditas análises sociológicas e sócio-históricas, tampouco os responsáveis pelas arengas marxistas. Sobra até para Carmen Miranda. Pratica-se também um tipo de meta-sátira, pois um rabino, um pastor e um padre são chamados a opinar se o filme dentro do filme estaria desrespeitando a fé e as crenças do público americano.

O principal foco da crítica humorística é o cinema, propriamente, e toda sorte de gêneros cinematográficos: Os efeitos especiais e os super heróis, presentes com um submarino que emerge e  submerge ao lado de uma canoa cheia de remadores.  Os musicais, ilustrados por uma dança de marinheiros prestes a embarcar em seus navios, o ballet aquático que ornamenta os filmes das atrizes sereias como Esther Williams, os faroestes e seus heróis, incapazes de dizer uma linha sequer de diálogo, mas que são bons no laço e no trato com os cavalos e por aí vai até chegar aos filmes bíblicos _ de onde se deriva o título do filme _ como “Os Dez mandamentos”, “Ben Hur”, “O manto sagrado”, “O cálice sagrado ... Na cena principal, o galã (George Clooney), vivendo um centurião romano, tem de fazer um profissão de fé diante de Jesus crucificado. Ele acerta quase tudo, só esquece a última palavra que é justamente fé. É bom observar , contudo, que o filme não brinca com a religião de ninguém . O alvo é sempre o próprio cinema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É um humor refinado, com muitas intertextualidades e referências históricas. Recomendo.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a 2.719 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 07 de Abril de 2025, chegamos a  8.585 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 07 de abril de 2025, chegamos a 16.012 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: