Cara Rosaura e demais colegas,

Li o relatório encomendado pelo congresso em 2003. Entendo o que diz a
Rosaura, mas
penso que há enganos da parte de quem o critica a priori, ou talvez muita
pressa em rejeitá-lo sem absorver e sem ler a bibliografia.

1. Não vi nele defesa do behaviorismo. Pelo contrário, é considerado um
momento ultrapassado nas práticas educacionais.

2. A abordagem que chamam de whole language approach (de Smith, do início
dos anos
70) e que é conhecida no Brasil em sua versão chamada construtivismo - assim
diz o
relatório - é igualmente visto como uma etapa ultrapassada em todos os
países da OECD. Como se sabe, apenas Brasil e México adotam esse método, com
péssima avaliação em leitura no PISA.

3. A abordagem fônica que propõem não é uma volta ao b-a-bá. É uma síntese
das outras duas, ou seja, é preciso um princípio fônico - com o que concordo
inteiramente, já que nossa escrita se baseia nesse princípio - e algumas
práticas top-down. Nada linear, pelo contrário, práticas variadas, que vão
desde vocabulário até caligrafia.

O que entendi é que os nossos parâmetros acham que aprender a ler e ler NÃO
SÃO duas coisas diferentes.

Daí serem tratados como disciplina de português.
A imagem que usam nos PCNs é que essas duas práticas não são um foguete de
duas etapas, o que me parece ser falso. Nossos números mostram que são 2
etapas. Minha experiência mostra que é.

Por exemplo, quando criança, era
prática comum em minha família a leitura em voz alta de livros infantis. Os
adultos liam e as crianças, ainda analfabetas, entendiam as estórias. Havia
leitura por parte de adultos e compreensão por parte de crianças analfabetas
e de adultos. Ler e entender a leitura são duas coisas diferentes, apenas o
que se deseja é que a MESMA criança faça a leitura e entenda o que está
lendo.

Entendo essa primeira etapa, alfabetização, como uma etapa centrada na
decifração do código. Daí para a frente há muitas coisas, muito chão, até a
criança adquirir fluência (top-down E bottom-up). Ou seja, até automatizar a
decifração (bottom-up), o que libera espaço na memória de curto praso para
processar o significado. Ou seja, até que possa se concentrar apenas no
significado, como uma criança que está apenas ouvindo estórias lidas por
outra pessoa.

Acompanhei esse processo com um neto que leu o primeiro livro do Harry
Potter, ainda consciente do processo de leitura. Quando leu o segundo,
comentou comigo: engraçado, até esqueci que estava lendo! - tinha se
tornado um leitor fluente e daí para a frente lê muito e com compreensão.

A fluência em leitura não é coisa fácil, leva uns 3 anos, mas quando não é
atingida, temos um leitor sem compreensão, um analfabeto funcional em algum
grau de analfabetismo (pode haver vários graus). E é difícil de corrigir, se
é que é possível.

Então, a minha preocupação é apenas com vencer essa primeira etapa e tornar
essas crianças proficientes em leitura para poder ingressar no mundo
letrado. Esse é que é meu objetivo- letramento - a alfabetização me
preocupa por permitir o letramento formal. Mas insisto que os números não
estão apoiando as práticas atuais de alfabetização. 74% de analfabetos e de
analfabetos funcionais é um desastre nacional. O que quer que esteja sendo
feito não está dando conta do recado.
Abraços
Lucia

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 1.810 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 15 de maio de 2024, chegamos a  7.838 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 15 de maio de 2024, chegamos a 15.349 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: