Obra completa de Charles Darwin estará disponível na internet

Folha Online

A obra completa do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), incluindo seu célebre trabalho A origem das espécies, estará disponível gratuitamente na internet a partir de 2009.

John van Wyhe, acadêmico do Christs College, da Universidade de Cambridge, é responsável por um projeto que permitirá acesso visual e auditivo às descobertas do cientista, no site Darwin-Online.

A maior parte do material incluído neste novo portal é proveniente do Arquivo de Darwin localizado na universidade.

As obras completas de Darwin --cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens de publicações originais-- estarão acessíveis com apenas um clique, afirmou um porta-voz da instituição.

O site irá conter a maior coleção de escritos de Darwin jamais publicada, podendo ser consultada por especialistas e por qualquer pessoa interessada na obra do naturalista.

Van Wyhe, que passou quatro anos compilando material, ressaltou a idéia de que um trabalho desta magnitude seja o mais acessível possível. O portal incluirá manuscritos e cadernos nunca antes divulgados. Um destes, o livro de notas em que Darwin reuniu suas primeiras impressões em Galápagos, foi roubado em torno de 1980, e ainda não foi encontrado, mas o texto foi transcrito por microfilme, disse o professor.

A maior parte do material será publicado pela primeira vez na rede, como a primeira edição de A viagem do Beagle (1939), Zoologia da viagem do HMS Beagle (1838-43), e as segunda, terceira, quarta e quinta edições de A origem das espécies.

Além disso, o site, que será ampliado no período de dois anos, incluirá a maior bibliografia de Darwin já compilada, e também o maior catálogo de seus manuscritos, com mais de 30 mil itens.

Os especialistas esperam completar o portal, que atualmente contém apenas 50% do material existente, até o ano de 2009, que marcará o bicentenário do nascimento do cientista e o 150º aniversário da publicação de sua obra prima, A origem das espécies.

Como sua coleção é extensa, ainda resta muito trabalho pela frente, afirmou Van Wyhe.

Seleção natural

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury (centro da Inglaterra). Após passar pelas universidades de Edimburgo e Cambridge, para estudar respectivamente medicina e o sacerdócio, acabou desenvolvendo interesse pela história natural, o que o levou a aceitar, em 1831, um convite para empreender uma expedição no navio Beagle.

Essa viagem ao redor do mundo, que durou cinco anos, permitiu que estudasse a geologia e a vida silvestre de muitos lugares da América Latina --em especial das ilhas Galápagos--, e que catalogasse numerosos espécimes e fósseis.

De volta a seu país, influenciado pelo geólogo Charles Lyell (que afirmava que o mundo tinha sido formado não por grandes catástrofes, mas pelo efeito de processos gradativos como o vento e as erupções vulcânicas), chegou à conclusão de que a vida evolui e as espécies se adaptam ao meio.

Darwin cunhou o conceito de seleção natural para explicar por que alguns animais sobreviviam e outros se extinguiam, teoria desenvolvida em A origem das espécies, de 1859. O pai da teoria da evolução morreu em 1882, e seus restos estão enterrados na Abadia de Westminster, em Londres.

src=http:www.adunb.orgmaterias_2006setavermelha3.gif     src=http:www.adunb.orgmaterias_2006print.gif

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: