Boas leituras para o professor  como agente de letramento

 

Desejo falar sobre três livros recentemente publicados, que vieram trazer contribuições relevantes à formação dos professores como agentes de letramento.

O primeiro é uma coletânea de artigos do saudoso Professor Carlos Franchi, em co-autoria com Esmeralda Vailati Negrão e Ana Lúcia Müller, organizada por Sírio Possenti :  mas o que é mesmo “Gramática”? , São Paulo: Parábola, 2006.

Muitas das idéias que haveriam de incentivar os lingüistas brasileiros a partir dos anos 1960 a refletirem sobre o papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa, apontando distorções e sugerindo estratégias favorecedoras da criatividade dos alunos e de seu uso competente da língua materna, tiveram origem nas aulas do Prof. Carlos Franchi (1932-2001).  Grande parte de seu prolífico trabalho, contudo, não chegou a ser publicado. Agora, alguns de seus colaboradores e ex-alunos organizaram esta coletânea, que é muito bem-vinda como leitura daqueles que trabalham com a língua portuguesa nas escolas e estão engajados na utopia de transformar todos os brasileiros em indivíduos funcionalmente alfabetizados.

O segundo é O português da gente – a língua que estudamos  a língua que falamos de Rodolfo Ilari e Renato Basso, publicada este ano em São Paulo, pela Contexto. Trata-se de leitura obrigatória para quantos desejam conhecer mais da história da  língua portuguesa, em seu berço lusitano original e em sua modalidade transportada para o Brasil, a partir do século XVI.

Os autores discutem também a variação na língua portuguesa, analisada segundo os parâmetros tradicionais: diacrônico, diatópico e diastrático, aos quais acrescentam o parâmetro “diamésico”, que contempla a variação nas modalidades oral e escrita e a variação que se relaciona aos diferentes meios ou veículos. Dedicam ainda cerca de 75 páginas à relevante discussão sobre “Lingüística do português e ensino”.

O terceiro livro recém-publicado, que desejo recomendar, é Porque escrever é fazer história, coletânea de narrativas de educadores ( formadores de formadores) sobre suas experiências de formação, que privilegiam o trabalho com a leitura e a escrita. A coletânea foi organizada por Guilherme do Val Toledo Prado e Rosaura Soligo; prefaciada por Rui Canário, da Universidade de Lisboa, e co-editada pela Abaporu, GEPEC ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada  e Unicamp  (Faculdade de Educação.) ..’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: