Neste texto reproduzimos uma pecinha de teatro _ O Palhaço Cocoricó e as letras “S” e “C”,  que pode ser representada com crianças de séries iniciais ou com fantoches. Essa atividade tem por objetivo ajudar os alunos a fixarem a grafia de palavras em que aparece o fonema s. Como sabemos, o fonema s é representado por várias letras e dígrafos, como o “s”, o “c”, o “ss”, o “ç”, o “sc” etc.  Em muitas palavras do português a opção por uma dessas letras ou dígrafos tem uma motivação etimológica. Podemos encontrar também algumas regularidades morfológicas , no caso de certas palavras, como as formas verbais do imperfeito do subjuntivo, sempre  grafadas com o dígrafo “ss”.   Mas há casos em que a determinação da grafia correta do fonema é puramente arbitrária e aí não nos resta senão automatizar a ortografia de cada palavra, preferencialmente dentro de um contexto, e recorrer ao dicionário quando temos dúvida.  Para os alfabetizandos e os escritores noviços, a representação gráfica do fonema s representa um dos maiores problemas na hora de escrever, que geralmente só é superado com um intensivo e longo convívio com a língua escrita.

O seguinte episódio, gravado em  na sala de aula de alfabetização na Escola-Classe 29, de Taguatinga, DF,  é bem ilustrativo do problema. A professora, Sônia Maria, é uma experiente alfabetizadora, como se verá. O aluno escreveu um pequeno texto, grafando a palavra “almoço”, com “s”: “almoso”. Sônia Maria se senta ao lado dele e começa a incentivá-lo a refletir sobre a forma como ele havia escrito a palavra.

S.M. E aqui? O que você escreveu?

Aluno: Almoço.

S.M. Mas “almoço “ não se escreve assim. Qual é uma outra letrinha que você poderia usar no lugar desse “s”?

Aluno: Dois “s”?

S.M. Não, não podemos usar dois “s” aqui.

André: (sussurrando)  Três?

S.M. (sorrindo) Não.  Também não podemos usar três “s”. Mas há uma outra letrinha que  cabe aqui.

Aluno: “c”?

S.M. MUUUUUUUUUITO  bem! É o “c”. “c” com quê?

Aluno: Com cedilha?

S.M. Isso mesmo, “c” com cedilha.  Então vamos apagar aí a palavra “almoço” e escrever de novo a palavrinha com “ç”.

 

O Palhaço Cocoricó e as letras “S” e “C”

 
Palhaço Cocoricó

Letra C

Letra S

Letra E

Letra I

 

O Palhaço vem vestido com as roupas típicas de palhaço de circo. Pode ser interpretado pela professora ou outro adulto, ou por uma das crianças.

As letras serão interpretadas por crianças. Para sua caracterização as crianças poderão usar camiseta branca com o desenho colorido da respectiva letra feito com fita adesiva ou em cartolina.

 

1ª Cena: O Palhaço entra fazendo cocoricó e batendo com as mãos no quadril como se fossem asas. Dá várias voltas no palco.

 

Palhaço Cocoricó (PC): Olá criançada, eu sou o Palhaço Cocoricó. Trabalho no circo. Gosto de dar cambalhotas e contar histórias engraçadas. Como aquela da mulher que foi à farmácia e pediu:

                                          “O Sr. tem aí remédio para lombriga?”

                                          e o moço da farmácia respondeu:

                                          “Depende, qual a idade das lombrigas?”

Ah, Ah, Ah, ele pensava que as lombrigas é que estavam doentes. Quem é que gostou de minha historinha. Quem gostou pode aplaudir. (o PC bate palmas e depois faz uma reverência, agradecendo).

 

(Enquanto ele conversa com as crianças as letras entram e começam a conversar. A letra C e a letra S simulam uma discussão e disputam o E e o I,  puxando-os cada qual para o seu lado).

O palhaço PC volta-se para elas e pergunta:

 

Palhaço Cocoricó (PC): Quem são vocês? Por que vocês estão brigando? Eu sou o Palhaço Cocoricó, muito prazer! Coisa feia ficar brigando!

 

(As letras continuam a encenar uma briga. O Palhaço volta a insistir)

 

Palhaço Cocoricó (PC): Ei vocês aí, vamos parar de brigar. Digam lá, o que aconteceu que deixou vocês tão zangados?

       

As letras C e S dão um passo á frente e dizem:

 

Letra C: Eu sou a letra C.

 

Letra S: Eu sou a letra S. A letra C é muito metida, ela quer aparecer em todas as palavras.

 

Letra C: Você que é metida letra S. Comigo podemos escrever muitas palavras. Vem aqui meu amiguinho I (abraça a letra I). Junto com o I podemos escrever circo, cineminha, bicicleta, cidade, e muitas outras palavras. Junto com o E (abraça a letra E) escrevemos Cebolinha, aquele menino que troca letras, vocês sabem: “vou blincar com a Mônica. Depois vou coler pla pegar o Cascão”.

Letra S: Silêncio! Deixe de contar vantagem, Letra C. Com minha amiguinha E (abraça a letra E) escrevemos semana, e também sete e setenta e setecentos... Com minha amiguinha I (abraça a letra I) posso escrever sinuca e até a sinusite da minha vó.

Palhaço Cocoricó (PC): Mas vocês não precisam brigar, tem palavras para todos. Com CI (traz as duas para frente) podemos escrever oncinha (imita uma onça) com SI (traz as duas letras para frente) podemos escrever ursinho (imita um urso, abrindo os braços). A letra C nos ajuda a escrever Saci. O Saci Pererê de uma perna só (pula com uma perna só). E com SI podemos escrever sino (faz som de sino: blém, blém, blém e canta “Bate o sino pequenino sino de Belém... [1]”).

Letra C: Mas é comigo que podemos cantar “Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar...”

Letra S: Mas comigo se escreve seleção brasileira. (Pega um microfone improvisado e começa a narrar um jogo: Ronaldinho Gaúcho recebeu a bola de Roberto Carlos, tabelou com Robinho. Ronaldinho está na área, vai chutar, e é GOOOL do Brasil).

 

Palhaço Cocoricó (PC): Com as letras C e S seguidas de I e de E podemos escrever muitas palavras, não é crianças? (Volta-se para as letras) Para vocês não brigarem mais, vamos escrever no quadro palavras com S e C seguidos de E e I. (Vai ao quadro e o divide em quatro colunas: SE, SI, CE e CI) Agora, crianças, vocês vão ditar para o Palhaço Cocoricó, as palavras para completarmos esses quadros.

As crianças começam a sugerir palavras, o palhaço as repete e as escreve na coluna certa. A cada palavra as letras envolvidas se movimentam. Por exemplo, na palavra agradecer, o C abraça o E, e fazem uns passinhos de dança, e assim sucessivamente. Quando o quadro estiver completo, o Palhaço se despede:

Palhaço Cocoricó (PC): (Para as crianças) Parabéns crianças, com tantas palavras aqui, o S e o C não precisam brigar mais. (Para as letras) Venham fazer as pazes.

As letras C e S se adiantam e cantam: Pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu , quem gosta de mim é ela, quem gosta dela sou eu.

Palhaço Cocoricó (PC): Então, antes de ir embora, vamos cantar todos juntos: Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar...

Enquanto todos cantam, o PC rege o coro como um maestro e as quatro letras brincam de roda.

FIM.

Bortoni-Ricardo, Stella Maris , Praler – Programa de apoio a leitura e escrita, MECFundescola, unidade  15  (www.fundescola.mec.gov.br ), reproduzido em material elaborado na Universidade de Brasília,  como parte dos programas Pró-Letramento e  Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ensino Básico (MECSEB).

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[1] Esta música pode ser substituída por qualquer outra que fale sobre sino.

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Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

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