Jornal de Brasília

O ministro da Educação, Fernando Hadadd, assinou hoje (5) ato de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de instituições de ensino superior.

A linha de crédito será destinada a investimentos em infraestrutura e capacitação, à compra de livros e equipamentos, capital de giro e reestruturação financeira, no caso das instituições que estiverem passando por dificuldades, segundo informações da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci.

Para ter acesso ao financiamento, as instituições precisarão comprovar a qualidade dos cursos, de acordo com Maria Paula. Para isso, terão que obter no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conceito institucional igual ou acima de 3. O conceito preliminar de pelo menos 70% dos cursos também deve ser igual ou superior a 3. A instituição precisa ainda ter no mínimo 60% de seus cursos reconhecidos pelo MEC.

“Isso induz uma expansão ordenada”, destacou a secretária. Para ela, não vale a pena fazer “como no passado, quando a expansão era feita oferecendo cursos primeiro e depois vendo o que acontece”.

O MEC também assinou hoje ato de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior para capacitação de recursos humanos. O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Desenvolvimento e Promoção do Comércio Exterior (Pró-Comex) vai investir em cursos de mestrado e doutorado destinados a incentivar o comércio internacional.

“Até o final do próximo mês nós teremos todos os dados sobre as linhas de atuação e áreas de pesquisa para lançamos o edital”, informou o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, Emídio Oliveira.



Da Agência Brasil

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 11 de janeiro de 2022, chegamos a 182 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 01 de janeiro de 2022, chegamos a  6.573 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 11 de janeiro de 2022, chegamos a 11.759 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: