Eu vou estar reclamando com o bispo....
Eu estava viajando e precisava ligar pra casa. Pra evitar onerar a conta do hotel, nesses casos uso o celular. Digitei o número e aguardei. Fui surpreendida por uma gravação que me alertou:
_ Créditos insuficientes para realizar esta ligação. Aproveite este momento para adquirir mais créditos.
Julguei que havia digitado algum número errado e repeti a operação. E novamente a gravação me repreendeu. Eu não tinha créditos suficientes. Precisava adquirir novos créditos.
Liguei para a portaria do hotel para pedir o número 0800 de minha operadora. E aí comecei uma sequência de chamadas, sempre atendida por uma gravação. Lembrei-me de que havia um decreto presidencial, ou uma lei recente, que obrigava as prestadoras de serviço via telefone a atender os clientes com certa presteza. Se não me engano, a lei previa até um prazo máximo que o cliente poderia esperar. Depois disso, a empresa incorria em pesada multa. Sem ter a quem reclamar e sem querer perturbar o bispo, continuei meus esforços ingentes e solitários para falar com a operadora. Depois de algumas tentativas mal-sucedidas, finalmente consegui ser atendida por um ser humano. Bingo!!
_ Moça, eu estou tentando fazer uma ligação interurbana e recebo mensagem gravada me informando que meus créditos são insuficientes. Como pode ser isso se esta linha não é pré-paga? A conta é cobrada todo mês em débito automático. De fato, pago mesmo uma quantia fixa, quase sempre superior ao meu consumo.
_ Um momento, a senhora poderia confirmar alguns dados, por favor. Precisamos do seu CPF. Data de nascimento. Endereço residencial. Para sua segurança esta gravação será gravada.
Forneci tudo e continuei aguardando. Alguns minutos depois , minha interlocutora retoma a conversa.
_ Obrigada por aguardar. De fato a senhora tem crédito. Mas sua linha está bloqueada porque a senhora tem muito crédito. É para sua segurança.
_ Pera aí, moça. A minha linha está bloqueada porque eu estou com muito crédito acumulado?_ Repeti pra ter certeza de que eu havia compreendido corretamente.
_É isso mesmo, mas nós vamos estar providenciando desbloquear a linha.
_É bom mesmo, porque se você não desbloquear a linha eu não posso fazer ligação interurbana. E então , como vou gastar os créditos acumulados?
_ Eu vou estar transferindo a senhora para a minha supervisora. Ela vai lhe explicar a situação.
_Boa, noite, supervisora. Eu preciso fazer uma ligação interurbana. Por isso vocês precisam desbloquear a minha linha. A sua colega disse que a minha linha está bloqueada porque eu tenho muito crédito acumulado. Mas se a empresa não desbloquear a linha, como poderei gastar meus créditos?
_ Nós vamos estar desbloqueando a sua linha dentro de quatro horas. Dentro de quatro horas, a senhora tente de novo fazer a ligação. Se não conseguir, ligue de novo para este número. Esta ligação é gratuita.
_ Mas é difícil falar com vocês.
_ Se não conseguir desse aparelho, ligue de outro celular ou de um fixo. A senhora gostaria de anotar o número desta operação?
_ Não, não é preciso. Eu só gostaria de estar usando o meu celular, para estar falando com meu marido, pois eu estou viajando.
_ Muito obrigada, a empresa agradece a sua ligação. Tenha uma boa noite.
_ Boa noite para você também.