Bolsa família promove estímulo

Com o objetivo de conhecer a real aplicação dos recursos repassados aos municípios Índice de Gestão Descentralizada, IGD, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A intenção é fazer um levantamento relacionado ao desempenho da gestão municipal baseado nas ações desenvolvidas no âmbito do programa Bolsa Família, tanto para melhoria de infra-estrutura, quanto para a qualidade de vida dos beneficiários ou, somente para a qualificação profissional. Em Pendências estes recursos são repassados a famílias, possibilitando qualidade de vida e estímulo ao cumprimento das condicionalidades do Programa do governo federal.

O levantamento será feito por intermédio de um questionário, constituído por 37 perguntas que, podem ser respondidas até o dia 31 de dezembro, através do endereço eletrônico www.mds.gov.brbolsafamilia. Após preencher um bloco de questões, os gestores poderão salvar as informações fornecidas e continuar o preenchimento do questionário em outro momento.

Levantamento

Essa é a segunda vez que o Ministério, por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, faz o levantamento sobre o uso do IGD. A primeira aconteceu no final de 2006 e contou com a participação de 59 por cento dos municípios.

Além de melhorarem a infra-estrutura, com a aquisição de equipamentos, os municípios (o correspondente a 47 por cento) investiram também no acompanhamento das condicionalidades nas áreas de educação e saúde.

Indicador

O IGD é um indicador criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que estabelece a qualidade da gestão do programa Bolsa Família em cada município brasileiro. Com base neste índice, que varia de 0 a 1, o Ministério repassa a verba de gestão a qual cada cidade tem direito.

Quanto mais alto o índice, maior é a verba. Para compor o IGD, os municípios precisam inserir cadastros válidos de beneficiários, fazer constantemente a atualização cadastral, acompanhar a freqüência escolar de crianças e adolescentes de até 17 anos, além de garantir o acompanhamento de saúde de crianças em idade vacinal e mulheres em idade fértil (14 a 44 anos). Ao responder o questionário, os municípios permitem que o governo federal avalie a evolução das atividades desenvolvidas por eles.

 

 

Categoria pai: Seção - Novidades

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: