A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Geralmente concordo com tudo o que o colega Sírio Possenti escreve. Reconheço nele um linguista competente e um educador sensível à heterogeneidade nos modos de falar dos brasileiros. Mas desta crônica recente (abaixo) discordo.  Nela ele minimiza a necessidade de se ter domínio da ortografia.

O ortografia  é um conjunto de regras convencionais e muitas vezes arbitrárias e consiste apenas em um componente superficial dos saberes que temos de dominar para nos tornarmos funcionalmente  alfabetizados.

Também não acho que os professores devem privilegiar a correção da grafia dos alunos em detrimento dos outros elementos da textualidade. Eles não devem privilegiar a questão ortográfica, mas não podem negligenciá-la.

Erros de ortografia são muito deletérios para quem os comete. A sociedade costuma  tachar de incompetente e ignorante quem troca uma letra, esquece um acento, aglutina duas palavras,... Por exemplo, escreve ‘trás’, em vez de ‘traz’, ou “hora” em vez de “ora”.

Hoje em dia  muitos ( mas nem todos ainda) têm acesso ao corretor de texto virtual, o que ajuda bem. Mas às vezes temos de manuscritar.  Aí não temos o corretor.

Possenti fala também do revisor. Mas quem tem revisor? Só os escritores profissionais e os políticos. Nós, os simples mortais, temos de ser revisores de nossos próprios textos.

Enfim, ensinar a escrever não é só ensinar ortografia, mas é também ensinar ortografia, no próprio processo de ensinar a produzir textos.

Um abraço, Possenti. Até qualquer hora. (Esta resposta foi publicada originalmente  no dia 03/12/2010, neste site)

 

 

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 30 de junho de 2025, chegamos a 2.053 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 30 de junho de 2025, chegamos a  8.773 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 30 de junho de 2025, chegamos a 16.170 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: