A Brasília que não lê

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O acadêmico Arnaldo Niskier  publicou  hoje no Correio Braziliense  artigo sobre iniciativa recente  da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados , voltada à discussão sobre o ensino da literatura na educação básica, especialmente no Ensino  Médio.

A propósito da BNC – Base Nacional Comum Curricular -  em vias de implementação ,  reuniram-se   sobre os auspícios da referida  Comissão representantes de órgãos públicos e da sociedade civil  interessados na difusão dos hábitos da leitura e críticos da pouca presença de textos literários em exames como o Enem.

Pelo relato de Niskier,  ficamos sabendo que houve uma diminuição de 7 milhões  de leitores no Brasil, de acordo com dados do Instituto Pró-Livro , o que é muito preocupante, haja vista que  o número de leitores em nosso país nunca atingiu patamares próximos dos verificados em outros países com  cultura letrada mais consolidada do que a brasileira.

No evento, lamentou-se também que nossos estudantes cheguem à metade do Ensino Fundamental sabendo escrever, mas com grandes dificuldades de compreensão  leitora  ( e eu acrescentaria :  com grandes dificuldades no uso das quatro operações matemáticas básicas e no reconhecimento de conceitos geográficos) .

A certa altura do texto, o ilustre articulista observa: “Há necessidade de maior entendimento com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP -  ao qual incumbe a montagem  das questões  do Enem. Não deve se deixar levar pelas divergências  entre gramáticos e linguistas.  Assim ficará mais disponível para valorizar a literatura , como é o desejo de todos".

Concordo inteiramente que se deva valorizar a literatura pátria, bem como a literatura  de língua portuguesa, originária de outros países lusófonos, e até mesmo a literatura canônica universal.  O acesso ao texto literário é importante na formação da identidade de nossas crianças e jovens . Mas não concordo que as preferências dos elaboradores de questões dos exames do  INEP sejam influenciadas por   quaisquer divergências entre gramáticos e linguistas, simplesmente porque essas supostas divergências não existem. Isso é matéria vencida. Qualquer profissional que se dedique ao estudo e ao ensino da língua portuguesa no Brasil está muito cônscio das responsabilidades  de sua geração no que respeita à educação linguística das gerações que gradativamente a sucedem.

Para confirmar o que estou dizendo,  quero mencionar quatro  autores ilustres que publicaram ou revisaram (suas)  gramáticas pedagógicas recentemente. São eles : Evanildo Bechara, Ataliba de Castilho, Marcos Bagno e Mário A.  Perini.  Denominei-as gramáticas pedagógicas porque todas  essas obras têm compromisso pedagógico.

 E então ? Esses senhores são gramáticos ou são linguistas ?  Eles se distribuem  em duas categorias ? Discordam entre si quanto à necessidade de nosso sistema escolar garantir a todos os cidadãos o domínio  das estruturas e  usos da língua que é o principal veículo de comunicação de mais de 200 milhões de brasileiros ?

Se há uma convicção unânime no Brasil é a de que temos de garantir educação de qualidade  em nossas escolas.

E é aconselhável que essa educação  não negligencie nossa herança histórica e cultural,  traduzida  na produção literária, de hoje e de sempre.

 

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Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

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