A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

Professor Silviano Santiago vence Jabuti 2017 com livro sobre Machado de Assis

 
 (2.4 Estrelas - 49 Votos)

Em anúncio nesta terça-feira (31), Santiago ficou em 1º lugar na categoria de melhor romance.

O mineiro, Silvio Santiago, romancista de Mil rosas roubadas e vencedor do prêmio Oceanos de 2015 venceu o 59º Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu literário do Brasil. Ele ficou com o primeiro lugar na categoria romance com o livro Machado (Companhia das Letras), obra que reconstitui os últimos dias do escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, em romance audacioso e original.

Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais.

Ao todo o prêmio Jabuti inclui 29 categorias, com três vencedores em cada. Os outros dois vencedores da categoria romance foram, respectivamente, Cristovão Tezza, por A tradutora (Record), e Maria Valéria Rezende, por Outros cantos (Companhia das Letras). Neste ano, o Jabuti inclui duas novas categorias: história em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior. Foram premiados em primeiro lugar, respectivamente, Castanha do Pará (publicação independente), de Gidalti Oliveira Moura Júnior, e A Cup of rage (Penguin Random House UK), de Raduan Nassar.

Na categoria contos, a escritora Veronica Stigger ficou em primeiro lugar com Sul (Editora 34), seguida por Se for pra chorar que seja de alegria (Global), de Ignácio de Loyola Brandão, e da coleção Rubem Braga – Crônicas (Autêntica), organizada por André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda, Carlos Didier.

Mais prêmios em novembro

Cada um dos vencedores receberá R$ 3.500 pelo prêmio. A cerimônia de entrega será no dia 30 de novembro, quando serão anunciados os vencedores do livro do ano de ficção e livro do ano de não ficção – cujos autores receberão R$ 35 mil cada um – definidos por votação dos profissionais do mercado editorial.

A CBL recebeu 2.346 inscrições para as 29 categorias do prêmio. A escritora Ruth Rocha será homenageada neste ano com o prêmio “Personalidade Literária” pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de gerações de leitores.

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: