Artigos

Este 1º volume da série "Ensinar leitura e escrita no Ensino Fundamental" ocupa-se do ensino da leitura e da escrita começando no período (ou ciclo) pós-alfabetização até o nível correspondente ao 5o ano.

A escola brasileira tem falhado em sua missão de habilitar os alunos, desde os anos iniciais, a ler com compreensão e a escrever textos coesos com razoável correção. A produção deste livro atende principalmente à solicitação de professores que necessitam de apoio bibliográfico para conduzir sua prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

O texto leva em conta o estado da arte sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início de escolarização. Sua ênfase é a transição da oralidade para a escrita, visando à  integração dos saberes sociolingüísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola, a suas práticas letradas.

A preocupação das autoras foi garantir uma leitura prazerosa e acesso aos subsídios que facilitem a reflexão dos professores de ensino básico sobre a modalidade oral e escrita da língua.





Fonte: Stella Maris Bortoni-Ricardo e Maria Alice Fernandes de Sousa

Categoria pai: Seção - Notícias

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 05 de março de 2024, chegamos a 1.473 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 05 de março de 2024, chegamos a  7.618 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 05 de março de 2024, chegamos a 12.864 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: