A Brasília que não lê

Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?

Leia Mais

Projeto Leitura

O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.

Leia Mais

Projeto LEF

Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.

Leia Mais

′′ O desaparecimento progressivo dos tempos (subjuntivo, passado simples, imperfeito, formas compostas pelo futuro, participa passado...) dá lugar a um pensamento no presente, limitado ao momento, incapaz de projeções no tempo.
A generalização da tutoria, o desaparecimento das maiúsculas e da pontuação são tantos golpes mortais na sutileza da expressão.
Eliminar a palavra ′′ menina ′′ não é apenas renunciar à estética de uma palavra, mas também promover a ideia de que entre uma menina e uma mulher não há nada.
Menos palavras e menos verbos conjugados é menos capacidade para expressar emoções e menos possibilidade de elaborar um pensamento.
Estudos mostraram que parte da violência na esfera pública e privada provém diretamente da incapacidade de colocar palavras sobre emoções.
Sem palavras para construir um raciocínio, o pensamento complexo caro em Edgar Morin está impedido, impossível.
Quanto mais pobre a linguagem, menos pensamento existe.
A história é rica de exemplos e os escritos são muitos de Georges Orwell em 1984 em Ray Bradbury em Fahrenheit 451 que relataram como as ditaduras de todas as obediências entravam o pensamento reduzindo e torcendo o número e o significado das palavras .
Não há pensamento crítico sem pensamento. E não há pensamento sem palavras.
Como construir um pensamento hipotético-dedutivo sem controle de condicional? Como considerar o futuro sem conjugação com o futuro? Como apreender uma temporalidade, uma sucessão de elementos no tempo, tenham passado ou vindo, bem como a sua duração relativa, sem uma língua que faça a diferença entre o que poderia ter sido, o que foi, o que é, O que pode acontecer, e o que será depois do que pode acontecer? Se um grito de encontro fosse ouvido hoje, seria aquele, dirigido aos pais e professores: faça falar, ler e escrever seus filhos, alunos, alunos, alunos.
Ensine e pratique o idioma em suas mais variadas formas, mesmo quando ela pareça complicada, principalmente se for complicada. Porque neste esforço está a liberdade. Aqueles que explicam ao longo do tempo que é necessário simplificar a ortografia, purgar a língua dos seus ′′ defeitos ", abolir gêneros, tempos, tons, tudo o que cria complexidade são os coveiros da mente humana. Ele não é liberdade sem exigências. Não existe beleza sem o pensamento da beleza ".


Cristóvão Clavé

Categoria pai: Seção - Blog

Pesquisar

PDF Banco de dados doutorado

Em 18 de março de 2024, chegamos a 1.511 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

A Odisseia Homero

Em 18 de março de 2024, chegamos a  7.652 downloads deste livro. 

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Uma palavra depois da outra


Crônicas para divulgação científica

Em 18 de março de 2024, chegamos a 13.753 downloads deste livro.

:: Baixar PDF

:: Baixar o e-book para ler em seu Macintosh ou iPad

Novos Livros

 





Perfil

Nasci no remoto ano de 1945, em São Lourenço, encantadora estação de águas no sul de Minas, aonde Manuel Bandeira e outros doentes iam veranear em busca dos bons ares e águas minerais, que lhes pudessem restituir a saúde.

Leia Mais

Publicações

Do Campo para a cidade

Acesse: